Valorizando trajetórias, cultivando futuros - Marilena Rosalen recebe prêmio e reconhecimento institucional
- Comunicação MD

- 29 de out.
- 3 min de leitura
A manhã do dia 28 de outubro de 2025 marcou o início da X Semana do(a) Servidor(a) Público(a) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), evento que, em sua décima edição, reafirma o compromisso institucional de valorizar o compromisso, a dedicação e a inovação dos servidores e servidoras que constroem cotidianamente a universidade pública brasileira.
A cerimônia de abertura teve início com a entrada dos servidores de todos os campi e unidades administrativas, compondo um cortejo simbólico de pertencimento e reconhecimento coletivo. Em seguida, o público foi conduzido a um dos momentos mais emocionantes da solenidade: a execução do Hino Nacional Brasileiro, que ecoou em cada canto do Anfiteatro Ieda Maugeri, na Reitoria, reacendendo sentimentos de orgulho, reconstrução e esperança — um gesto de amor à nação e à universidade pública que dela faz parte.
A mesa de honra foi composta pela Magnífica Reitora, Profa. Dra. Raiane Assumpção, e pela Vice-Reitora, Profa. Dra. Lia Maria Teixeira Rocha, além de representantes de pró-reitorias e coordenadorias da gestão com pessoas. Em suas falas, destacaram a importância de reconhecer o servidor público como engrenagem essencial do funcionamento estatal, pilar da excelência acadêmica e guardião da qualidade dos serviços que chegam à população.
Em sua programação, a Semana do Servidor destacou o Programa de Reconhecimento de Servidores(as), iniciativa que visa enaltecer o comprometimento e a contribuição de docentes e técnicos-administrativos para a vida universitária. O programa é dividido em duas categorias: TAE e Docente e busca fortalecer a cultura institucional de gratidão, colaboração e pertencimento.
Servidora em Destaque: Profa. Dra. Marilena Rosalen recebe prêmio
Entre os nomes homenageados na cerimônia matinal, um discurso ecoou com emoção e sentido histórico: o da Profa. Dra. Marilena Rosalen, que recebeu o prêmio e foi reconhecida na categoria Docente Destaque 2025 pela trajetória marcada pela formação de professores, pela sustentabilidade e pela extensão universitária.
Em suas palavras, mais tarde, em sua rede social:
“Hoje, Dia do Servidor Público, recebi com imensa gratidão a Deus e alegria o reconhecimento à dedicação e aos relevantes serviços prestados à comunidade universitária e à sociedade. Ressalto que esse reconhecimento transcende o mérito individual e reconhece os valores coletivos que nos movem desde 2010, selando as comemorações dos 15 anos do Grupo de Estudo e Pesquisa Movimentos Docentes (MD/Unifesp), 10 anos do Programa de Extensão Escolas Sustentáveis (PES) e 5 anos do Congresso Internacional Movimentos Docentes (CMD).”
O testemunho da professora sintetiza um percurso que integra pesquisa, ensino, extensão e gestão acadêmica, refletindo a essência do serviço público em educação: transformar vidas e comunidades. Sob sua liderança, o MD e o CMD tornaram-se marcas reconhecidas na formação docente, com alcance nacional e internacional — mais de 22 mil inscritos no canal do YouTube, 3.300 vídeos publicados e 580 mil visualizações, dados que ilustram o vigor de uma rede que dialoga com o mundo e dá visibilidade à universidade pública.
Neste ano, as comemorações também são marcadas pelo lançamento do programa “Flores para Professores” e da Revista Internacional MovDoc, que ampliam os espaços de diálogo sobre educação, formação e sustentabilidade.
Além de sua atuação como pesquisadora e extensionista, a professora Marilena desempenhou importantes funções dentro da Unifesp: foi coordenadora da Secretaria Acadêmica do Campus Diadema, coordenadora do NAE, presidente da Câmara de Graduação, representante docente no Consu, coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Docente da Prograd, e atualmente atua no Conselho de Convivência Discente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Sua trajetória simboliza o compromisso com o bem público, o trabalho coletivo e a excelência educacional.
Reconhecer é cultivar
Reconhecer o servidor público é celebrar o serviço como vocação, o conhecimento como ferramenta de transformação e a universidade como território de humanidade. A Unifesp reafirma sua missão de semear e reconhecer, valorizando trajetórias e cultivando futuros possíveis com a realização dessa semana e criação do programa de reconhecimento.
Como destacou a reitora Raiane Assumpção, “valorizar o servidor é valorizar a própria Unifesp”. E como lembrou a professora Marilena Rosalen em suas palavras de gratidão: “Viva os Movimentos Docentes!”.
Materiais e referências complementares
Site oficial da Semana do Servidor 2025: https://semanadoservidor.unifesp.br
Canal Movimentos Docentes no YouTube: https://youtube.com/@movimentosdocentes
Livro: Escolas Sustentáveis: criando raízes e (re)construindo espaços educadores sustentáveis (2025)
Livro: Extensão Universitária: criando e transformando conhecimento em ação (2025)
Revista Internacional MovDoc – Educação, Formação e Sustentabilidade: https://revmovdoc.movimentosdocentes.com
.png)
















Comentários